junho 24 2018 0Comment

Lareiras: a lenha ou ecológicas?

Saiba escolher a melhor opção para o seu ambiente.

O inverno é a época do ano, onde se toma deliciosos e cremosos chocolates quentes e cappuccinos, comem fondues de queijo e chocolate, para tornar tudo isso ainda mais gostoso e relaxante, nada melhor do que ter uma bela lareira para aquecer e, de quebra, decorar o ambiente tornando-o mais sofisticado e atrativo.

Uma lareira acesa é a protagonista absoluta da casa. Ao redor dela a família se congrega e o calor em términos de calefação deixa o seu lugar em privilegio do calor do lar. Não há dúvidas que uma lareira e uma ótima decoração para qualquer sala.

Para ter esse aconchego em casa hoje temos muitas opções, aí surge a dúvida que tipo de lareira instalar: tradicional ou ecológica? A tradicional, normalmente de alvenaria, faz uso de lenha. Já a ecológica, além de ter opções compactas que podem ser transportadas, são elétricas, à gás ou à base se etanol. Veja algumas vantagens e desvantagens de cada opção.

Lareira a lenha

A lareira à lenha, é a mais convencional. Precisa necessariamente do duto de exaustão. A queima da lenha produz gás carbônico, que é jogado no ar através da chaminé. Em sua decoração e construção podemos utilizar uma diversidade de materiais que podem ser empregados na construção, tal como tijolos, pedras, mármore e qualquer outro material que seja refratário, ou seja, resistente ao calor; escolha do material de acordo com o restante da sua decoração, seja contemporânea ou rústica; o tamanho deve ser calculada de acordo com a dimensão do ambiente em que ela será instalada, não esquecer também de prever um espaço para o armazenamento de lenha. Apesar de requerer uma certa habilidade para acender, o charme vem pelo barulho do estalar da madeira no fogo e o cheiro de lenha queimando.

Lareira ecológicas

Pode ser instalada em qualquer ambiente da casa; não faz fumaça ou solta fuligem; como não tem chaminé torna mais eficiente o aquecimento do ambiente; evita poluição residual; não precisa de alterações na estrutura do imóvel; pode ser ligada por um botão de liga e desliga ou controle remoto; há tamanhos e modelos variados; pode-se comprar pronta ou adquirir os queimadores e instalar em algum móvel específico.

Como exemplos podemos citas lareiras elétricas, a gás ou à base de álcool.

A lareira a gás mesmo tendo fogo de verdade, necessita de um ponto de gás. Elas aquecem pedras vulcânicas, propagando calor e gerando aconchego para o ambiente.Pode ser acionada por um simples botão ou mesmo através de um controle remoto.

A lareira a álcool também tem fogo de verdade, mas é alimentada através de uma solução própria de etanol. Sendo assim, ela agrega todas as vantagens dos tipos anteriores, e elimina todos os problemas: Ela não emite poluentes na atmosfera, não consome gás nem eletricidade e não precisa de duto de exaustão. Existem modelos de lareira a álcool de diversos tamanhos e formas, que inclusive podem ser levadas de um ambiente ao outro quando preciso.

A lareira elétrica é na verdade um aquecedor, que funciona à base de energia elétrica. A diferença para um aquecedor comum é que existe na lareira elétrica uma tela com imagens de fogo. Em alguns modelos essa imagem é mais realista do que em outros. Mas de qualquer forma nunca é fogo de verdade.

Apesar dos surpreendentes avanços tecnológicos em matéria de calefação, a lareira continua sendo a fonte de calor mais rentável em termos ecológicos e econômicos,

Bem, agora que já conhece as opções vamos aquecer seu ambiente neste inverno? Precisando de ajuda consulte-nos para achar a melhor opção para a sua lareira.

Write a Reply or Comment