Avaliação

A avaliação de imóveis visa determinar o Valor de Mercado de um bem com precisão e fundamentação técnica.

A Gerencia Arquitetura e Engenharia segue os critérios e procedimentos estabelecidos pelas normas e legislações vigentes, em especial a NBR 14653 -Avaliação de Bens- para emissão de seus laudos. Estamos capacitados para efetuar avaliações de imóveis residenciais, comerciais, terrenos, áreas rurais e glebas.

Para realização de uma boa avaliação, é importante o conhecimento de engenharia econômica e principalmente, o funcionamento do mercado imobiliário. É de suma importância que a avaliação seja realizada por uma empresa que não esteja envolvida com as partes, dando assim, idoneidade e transparência no trabalho desenvolvido.

Nossas propostas são baseadas na finalidade, características e localização do imóvel.

A avaliação de imóveis visa estimar o valor de um bem, você sabe qual a diferença entre preço e valor?

Na Engenharia de Avaliações, a palavra valor pode assumir muitos significados: valor de mercado, valor de reposição, valor rentábil, valor capitalizado, valor de taxação, valor residual, valor contábil, valor acionário, valor em marcha (“going value”).

Não podemos confundir valor com preço. Preço é o dinheiro investido na transação de um bem, não necessariamente, sendo igual ao valor de mercado deste. Para uma correta avaliação do valor de mercado, é imprescindível uma boa coleta de dados e conhecimento do mercado imobiliário.

O Valor de Mercado, que é definido na NBR, como ” a quantia mais provável pela qual se negociaria voluntariamente e conscientemente um bem, numa data de referência, dentro das condições de mercado vigente.”

Dentre as finalidades que necessitam avaliações podemos citar:

A compra e venda de imóveis deve estar acompanhado por um profissional da área de avaliações, para municiar nossos clientes de forma imparcial do real valor de mercado do bem em questão. Para tal, serão utilizadas tecnologias atuais, pesquisa de mercado, atendendo as normas vigentes. Entender o comportamento do mercado imobiliário com todas suas variáveis endógenas (próprios do mercado e específicos dos bens) e exógenas (crises econômicas, políticas, guerras, impostos, novos empreendimentos, infraestruturas, etc.) a ele é imprescindível para um bom avaliador e para um trabalho qualificado.

 Temos larga experiência no ramo, atendendo a CAIXA ECONÔMOCA FEDERAL desde 2009 na área de avaliação, vistorias e análise de projetos.

É sinônimo de garantia de um negócio justo, contratar um profissional na hora de locar ou renovar a locação de seu imóvel.

Basicamente as técnicas seguem os parâmetros da compra e venda, mas com algumas peculiaridades. Nos alugueis temos que apreciar minuciosamente cada contrato com suas características. Cada ramo de atividade tem procedimentos diferentes, como reajustes, prazos, consignações, benfeitorias, etc. Como exemplo citamos as diversidades de atividades, como: postos de combustíveis, shoppings centers, estacionamentos, etc.

Consiste em fazer o levantamento geral de todos os bens pertencentes ao patrimônio, seja de pessoa física ou jurídica, esses levantamentos podem simplesmente ser um inventário, caracterizando e nomeando cada imóvel, como também, o que é mais comum, a avaliação de todos os bens envolvidos, que servirá para diversas finalidades.

Inventário nada mais é que o levantamento de todos os bens e utensílios de sua empresa, para melhor auxílio no gerenciamento desta, é importante a colocação de placas e etiquetas, isso facilita muito no levantamento dos itens imobilizados.

Numa dissolução societária, tanto parcial como total, quando existirem bens, obrigatoriamente tem-se que realizar a avaliação de todos os imóveis e utensílios envolvidos.

Solicite orçamento